sábado, 23 de maio de 2009

CHAPADA DIAMANTINA!!!

Entre os dias 19 e 23 eu viajei a Chapada Diamantina, uma viagem inolvidável. Som mas claras as imagens que as palavras, por isso vejam...

PRAIA DO FORTE!!




Nos dias 16 e 17 nos viajamos a...PRAIA DO FORTE!!!!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Museu Abelardo Rodrigues


Museu Abelardo Rodrigues: Instalado no Solar do Ferrão. Acervo: 800 peças entre santos barrocos, gravuras e ourivesaria.Localização: Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho - Tel: 71 -3117-6381.Funcionamento: 3ª a 6ª feira de 9:00h às 18:00h e sábado e domingo de 10:00h às 18:00h.

Eu visitei com o meu grupo de pesquisa da disciplina "Arte-Educação" este museu, que resultou ser muito curioso a pesar de que não podemos tirar fotos. Depois também assistimos ao Instituto Mauá de artesanato baiano. Aqui nos falaram que no dia 19 de março, comemora-se o Dia do Artesão, e como forma de homenageá-los, o Instituto Mauá e o SEBRAE realizam o II Encontro de Artesãos da Bahia. Para mais informação visitar a página web.

PAULO FREIRE

Minha opinião crítica do livro “A Educação como Prática da Liberdade” escrita por Paulo Freire, a fui modelando ao longo do resumem mediante a divisão dos pontos propostos. No entanto, a grandes rasgos posso dizer que nesta obra destaca uma “Pedagogia do oprimido” onde Freire trata o tema da desigualdade e falta de liberdade a todos os níveis na sociedade brasileira. Paulo proclamava uma educação liberadora e racional onde se respeitasse ao homem como pessoa; devido a isto teve que decorrer uma temporada no cárcere e no exílio, apesar disso, conseguiu o apoio de estudantes e intelectuais. Apóia a luta para conseguir a humanizassem e liberdade de expressão mediante uma expressão crítica ante uma sociedade que era fechada e que precisava uma mudança de mentalidade e atitude onde se valorizasse as pessoas como tais. Por último destacar que é uma luta contínua contra uma sociedade que precisava “uma mudança” para a humanização.
Minha valoração pessoal sobre a obra “A Educação como Prática da Liberdade“ criada por Paulo Freire é a seguinte: É uma obra na que nos explica a educação verdadeira como práxis, reflexão e ação do homem sobre o mundo para transformá-lo. Explica-nos a vida e educação da sociedade brasileira onde estão oprimidos pelos estratos sociais superiores à liberdade de expressão, justiça e igualdade. Encontramo-nos com um povo em via de desenvolvimento onde a falta de educação é elevada e onde não se faz nada para remedia-lo. Por isso se reclamava uma mudança de pensamento para conseguir o proposto. Com tudo isto, o autor mostra um desacordo com a sociedade e tenta fazer ver ao mundo que todos somos pessoas e por isso devemos ser respeitados como tais. Considero que esta obra é uma rebelião de Paulo Freire contra a falta de princípios para o povo e contra a opressão do mesmo. Por isso crê conveniente a manifestação verbal na contramão destas injustiças

Filmes Almodovar

Entre todos os filmes que eu vi de Almodóvar, eu achei muito interessante os seguintes porque som diferentes conteúdos os que se mostram. É preciso entender bem o estilo que tem o diretor de cinema para compreender a temática. Vocês que pensam?

Fala com Ela: Benigno (Javier Câmara) é um jovem enfermeiro que cuida de Alicia (Leonor Watling), um linda bailarina em estado de coma. Marco (Dário Grandinetti) é escritor e faz companhia à sua noiva Lydia (Rosário Flores), também ela em estado de coma, depois de colhida em plena arena, durante uma corrida de toiros.Isto é só o início de uma intensa amizade entre pessoas que vêm a sua vida limitada às quatro paredes de uma clínica. A vida de quatro personagens flúi em todas as direcções, passao, presente e futuro, arrastando-os para um destino inesperado. "Fala com Ela" é uma história de amor, de amizade e de a longa batalha contra um destino incerto...

Má Educação: Na década de 80, Ignácio (Gael Garcia Bernal) procura um antigo amigo de infância, Enrico (Fele Martínez). Ignácio virou ator e está lá não somente para pedir emprego ao velho conhecido que se tornou cineasta, mas também para que ele leia uma história de sua autoria: A Visita, baseada nos fatos acontecidos na infância dos dois. Alunos de uma escola de padres, apaixonaram-se e foram separados pelo Padre Manolo (Daniel Giménez Cacho) que, por sua vez, era apaixonado por Ignácio. Mais tarde, perturbado por conta das lembranças infantis, ele vira travesti. A história desperta uma série de lembranças em Enrico, que transforma o conto em filme. É quando ele resolve investigar o que acontecera com Ignácio nesse meio tempo e o que fez com que se tornasse irreconhecível. E também quando Enrico descobre uma trama muito mais ardilosa e doentia do que a contada em A Visita.


Tudo sobre minha mãe: No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

domingo, 10 de maio de 2009

CARYBÉ

Esculturas, pinturas, desenhos, gravuras, ilustrações e registros do artista Carybé recontam a história de seu trabalho, constituindo a maior exposição do artista já realizada no estado. Com abertura marcada para as 19h do dia 23 de abril, o Museu de Arte Moderna da Bahia recebe a exposição inédita Carybé. A mostra celebra os 70 anos da primeira visita do artista a Bahia e integra a programação especial de 50 anos do MAM. Carybé teve participação ativa, ao lado de Lina Bo Bardi e Mário Cravo, no projeto de implantação deste museu, cujo acervo conta com importantes peças suas a exemplo de pinturas, desenhos, gravuras, painel e serigrafia, além do gradil e portal de entrada do Parque das Esculturas, reunindo mais de 20 obras.
No dia 10 de maio, eu visitei o Museu de Arte Moderna da Bahia para presenciar a exposição de Carybé. Dendê o meu ponto de vista, foi muito interessante, e o que mais destacaria é uma sala exclusiva para pessoas maiores de 18 anos, donde se apresentam obras caracterizadas como de humor feitas para fazer rir os amigos; essas pinturas eram com conotação sexual. No resto das obras destacaria a nudez das mulheres. Eu recomendo a todos a visita a esta exposição.

Espetáculo Sapatos com Formigas


A minha primeira obra foi o dia 5 de Abril as 20 horas, no Teatro Martim Gonçalves -Canela, donde ums amigos mas eu assistimos ao Espetáculo Sapatos com Formigas - as coisas boas que nos lembram da vida.
O autor da obra é Adelvane Néia e Tiche Vianna, e a interpretação foi realizada por Luzia Di Resende e Helena Santos. Eu acredito que a interpretação foi esquisita donde a platéia gozou do espetáculo porque a apresentação das duas mulheres foi ótima e jogaram um papel importante para captar o sentido do conteúdo. Fizeram-nos viver uma mescla de sentimentos e sensações que experimentávamos constantemente segundo a situação emocional de cada cena. Eu gostei muito de toda a obra e, sobretudo, do sentido da mesma, donde é importante a energia que desprende uma pessoa que apesar de estar adoecida, tem ilusão por fazer coisas, sim embargo, outra pessoa com toda a vida por diante não é capaz de ser feliz nem por um instante.