segunda-feira, 15 de junho de 2009

FILME: Cidade de Deus

Tras assistir a diferentes filmes dende que estou em Salvador de Bahia, as companheiras da disciplina me recomendarom assistir a “Cidade de Deus”. Este filme eu já assistira no primeiro mes da minha chegada aqui, e para mim foi ruim porque não entendia o que os atores falavam nem o sentido do filme, mas depois das acomendaçoes da turma, eu achei interesante assistir outra vez, e agora pode dizer que gostei muito porque realmente comprendi o sentido dos conteúdos tratados no filme, por isso agora entendo porqué todas as colegas me falavam do filme. Obrigada!!

Cidade de Deus é um filme brasileiro lançado em 2002 no seu país de origem e em 2003 no resto do mundo. O roteiro, escrito por Bráulio Mantovani, foi adaptado do romance epónimo do escritor Paulo Lins, que também ajudou na produção do filme. Foi dirigido por Fernando Meirelles e responsável por alavancar a carreira deste. A produção executiva é assinada por Elisa Tolomelli.


Sinopse:

O filme começa na década de 1960, quando os protagonistas Zé Pequeno, então apelidado "Dadinho", e Bené são pequenos deliqüentes na recém-fundada comunidade de Cidade de Deus, construída pelo governo do Estado da Guanabara, como parte da política de remoção de favelas.Na década de 1970, os antigos amigos assumem o comando do tráfico de drogas na comunidade, que agora está ainda mais empobrecida e violenta. Os dois estabelecem prioridades bastante diferentes em suas vidas. O conflito entre o bando de Zé Pequeno contra o único foco de resistência ao seu controle total da Cidade de Deus, a área controlada pelo bando de Sandro "Cenoura", acirra-se quando morre Bené, que protegia "Cenoura" devido à antiga amizade entre os dois, e deixa o caminho livre para que Zé Pequeno desencadeie uma verdadeira guerra pela hegemonia do comando do crime no local.Todo o drama é contado a partir do ponto de vista de Buscapé, um garoto pobre da comunidade que sonha em ser repórter fotográfico e resiste à tentação de entregar-se ao aparentemente mais fácil caminho da criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário