terça-feira, 2 de junho de 2009

FILME: "Entre os Muros da Escola"

Um dos "gêneros" cinematográficos mais fechados é o dos filmes passados em salas de aula. As peças parecem ser rígidas: uma turma problemática, geralmente pobre e ora violenta, e um professor geralmente durão, mas de bom coração, disposto a concluir sua missão e ajudar a mudar o futuro daqueles garotos. Sidney Poitier, Edward James Olmos e até Michelle Pfeiffer já tiveram sua chance de fazer uma boa ação. Agora é a vez de François Bégaudeau. Professor de verdade, ele escreveu um livro sobre suas experiências na sala de aula. A obra inspirou o cineasta Laurent Cantet (do ótimo A Agenda) a fazer Entre os Muros da Escola, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes no ano passado.
Na sociedade na que vivemos ocorrem esses atos continuamente e os professores já não sabem que fazer nem como porque todos som problemas.
Eu acho que todo o alunado da atualidade passou por episódios semelhantes ao longo da sua carreira acadêmica, no meu caso sim foi assim, eu tive companheiros/as de aula que eram pessoas muito problemáticas e difíceis, donde o mais fácil era expulsar a estes alunos para que não prejudicasse aos demais.
Também é complicado para o professorado porque cada vez ai mais casos e sucessos relacionados côa violência de aulas. O pior, é que a violência inclui a toda a sociedade acadêmica, educativa e não, porque todos os problemas influem na família, nos alunos, nos professores, no trabalho, na saúde, etc. abrange muitos campos da sociedade que se vem afetados.
Procurando informação em internet sobre o filme e as criticas ou comentários, achei uma que eu considero interessante e por isso colei encima. Com isto quero remarcar que o valor de cada filme sempre dependerá do critico ou da pessoa que o veja, porque não vai ter o mesmo valor nem entendimento. Já mesmo entre nós os companheiros que estudamos Pedagogia seguro que som muito diferentes as opinião.
Eu gostaria de distinguir as diversas personalidades que têm o professorado e o alunado porque não somos todos iguais e nunca reagimos da mesma forma e por isso fica curioso comparar as diferentes que atitudes dos mesmos. Também ai que ter em conta a importância que os alunos têm para os professores e vice-versa, já que as vezes existem preocupações, mas outras não ai interesse. Finalmente dizer que me pareceu um filme muito interessante e educativo para os educadores e pedagogos de hoje em dia para que sejam realistas ante a sociedade na que vivemos e com a que temos que trabalhar e á que nos temos que enfrentar.

Um comentário:

  1. É interessante as abordegens que vc faz em relação aos filmes,e vc seleciona muito bem os filmes.VC ESTÁ DE PARABENS!!!!!!

    ResponderExcluir