segunda-feira, 15 de junho de 2009

SHIRE OBÁ

SHIRÊ OBÁ – A FESTA DO REI.

A Cia de Teatro Nata, comemora seus 10 anos com a apresentação de uma performance teatral em louvor aos orixás. No centro o ritual, os ‘espectadores’ atentos. Uma mãe de santo no canto da sala. É um espetáculo teatral? Ou uma ação que se renova em cada execução? Uma festa que fica perto do que a pesquisadora Ileana Dieguez denomina como Cenário Liminar? No final das contas todo teatro é um ritual, mas todo ritual é ‘teatro’? Há um sentido político em Shirê Obá-A Festa do rei? Qual é o limite do ritual? quando se converte em arte? Vale a pena conferir. (Esta curta observação não está relacionada com o que se pretende denominar como Etnocenologia) Teatro Vila Velha (Cabaré) 02 a 31 de maio, sábados e domingos 18:00 hortas.
No sábado 13 também assisti a uma peça no Teatro Vila Velha que tinha por nome “Shire Obá”. Para mim foi incrível e o que mais me surpreendeu foi o contacto que tinham com a platéia. O seu olhar era penetrante e fixo. Transmitiam muita seguridade e sensualidade com os seus movimentos. Eles se aproximavam a platéia e jogavam com o olhar e as palavras. Gostei da sua expressividade e cercania. Devem assistir sem dúvida. O triste é que não permitem sacar fotos nem gravar.

2 comentários:

  1. Olá Isabel, também sou blogueira e fuçando a internet encontrei seu blog. Interessante as suas observações a respeiro do espetáculo "Shirê Obá", também tive a oportunidade de conferí-lo no dia 31 de maio, achei maravilhoso a maneira como eles utilizaram o som para criar toda a ambientação do espetáculo, a iluminação que se faz tão presente como parte do texto, o cenário que integra o público fazendo de nós elementos cênicos que participam,... Enfim, é como li acima "É um espetáculo teatral? Ou uma ação que se renova em cada execução?". Fantástico! Pretendo ir assistir novamente!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabel. Sou o Bruno Rodrigues, produtor do espetáculo Shirê Obá. Fico feliz que tenhas curtido o espetáculo e que a proposta intimista do espetáculo tenha conseguido alcançar êxito. Estaremos em cartaz em Alagoinhas entre os dias 17/07 e 09/08. Destaque para as apresentações em Comunidades de Religiões de matrizes Africanas (Ilê Axé) aos domingos como contrapartida social ofercecida ao público de Alagoinhas.
    Um Prazer tê-la tido conosco!!!
    Adupé!!

    ResponderExcluir