sexta-feira, 12 de junho de 2009

TEREZA BATISTA, CANSANDA DE GUERRA

Este livro é um dos mais representativos da obra de Jorge Amado, caracterizado por dar especial importância a personagens representados por mulheres da vida cotidiana brasileira, todas elas com personalidades interessantes e complexas que logram cativar a maioria dos leitores.
Neste caso, o livro retrata a vida de Tereza, menina nascida no meio da pobreza do sertão bahiano, cuja infância é problemática e sofrida, sendo vendida, maltratada e estuprada. Aqui se mostra a realidade que até hoje sufrem tantas crianças, abandonadas à crueldade do mundo, sendo marginados e em muitos casos obrigados a prostituição.
A história de Tereza mostra as profundas relações que ela cria com diferentes homens, passando por uma amplia complexidade de sentimentos, mas a onde se resgata a dignidade e respeito próprio como mulher livre, assim como a intensa entrega que representa o amor dela.
Ao mesmo tempo, o romance descreve detalhadamente a sociedade bahiana do século passado, caracterizada por um machismo generalizado em todas as classes sociais, sendo as mulheres objeto de venda, de estupro e de violência, e cujas atividades ficam reduzidas ao trabalho na casa e o cuidado dos filhos.
Além disso, evidentemente, o escritor faz uma forte crítica a essa sociedade católica, a onde os indivíduos praticam uma duma dupla moral, sendo infiéis nas relações amorosas e procurando nos outros erros que eles mesmos cometem.
Talvez o mais interessante do romance e o que o faz um clássico da literatura brasileira, é essa força que Tereza transmite, além dessa vontade de viver e de procurar sua liberdade. Ela é uma heroína, exemplo de dignidade e respeito próprio, que desperta no leitor um sentimento de cumplicidade e admiração pela sua luta, que finalmente, representa uma luta histórica pela reivindicação da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário