segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Obra de Arte na era de sua Reprodutibilidade Técnica

O próprio homem-massa, coisificado absorve produtos. A arte de massas, esta pseudo-arte cumpre uma função ideológica bem definida: manter o homem-massa em sua condição de homem-massa, e assim fechar as janelas que poderiam permitir-lhe vislumbrar um mundo verdadeiramente humano.
Eu acho que antigamente, as pessoas iam até a arte, mas hoje em dia a arte vem as pessoas. Já não valoramos a originalidade das obras e nos conformamos com olhar todo desde as mídias porque é mais barato e “cômodo” já que não nos temos que mover da casa porque nos proporcionam até isso. Conformamo-nos com pulsar um botão e ter toda a informação que precisamos.
O público outorga sua preferência aos subprodutos artísticos ou a obras de baixa ou duvidosa qualidade estética. Eu acho que este fenômeno é devido a sociedade capitalista na que vivemos, porque desejamos ser como os demais e para isso temos a adição a comprar para ter o mesmo que os outros ou melhor, então para conseguir isto, se compram produtos de baixa qualidade, porque o realmente importante não é a originalidade senão ter.
Em suma, a arte de massas de nosso tempo é a que melhor corresponde aos interesses do capitalismo, tanto do ponto de vista econômico quanto do ideológico.
Eu acho que isto é certo, porque para os vendedores o importante som os benéficos então a maiores benefícios mais reprodutibilidade das obras para obter ganâncias; e pelo outro lado, para os compradores é melhor ter obras comerciais e baratas porque o interesse está em ter coisas como os demais.
Na sociedade capitalista, os poderosos meios técnicos de difusão e comunicação escapam ao controle do artista e, portanto, não está em suas mãos utilizá-los para criar um público capaz de consumir uma verdadeira obra de arte. A sociedade capitalista coloca este dilema: arte minoritária ou arte de massas, consumo privilegiado das obras de arte ou consumo de massa de subprodutos artísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário