
Já sabem que estou na Espanha. Agora eu estudo un "Máster", conhecem? hoje o tema é interculturalismo então eu gostaría que vocés me falem do que pensam que esta palavra significa. Me ajudam?
O meu nome é Isabel, mas todo mundo chama-me Isa. Aqui tem uma pequena descrição da minha personalidade: ummm.... vá não disse nada ainda? bom considero-me sociável, extrovertida (mas não tanto como alguém de Brasil? jeje) e com ganas de conhecer-te a ti, que me dizes? é uma forma de que realmente saibas como são.
Nesta semana fomos conhecer desfrutar as festas de São João no Pelourinho. Assistimos aos shows de Dominguinhos e o Trio Nordestino e entre outros. Para mim é curioso a forma de celebrar o São João em Salvador porque na Espanha se faz fogueiras, mais não temos tanta quantidade de shows.
Nas ultimas aulas de Dimensão Estética se falou sobre G. Simmel, então em senti necessidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e as obras de este escritor. Na classe se comentava a relevância que Simmel lhe dava a frases como: “Todo prazer tem preço”, “a estética das relações afetivas” e sobre tudo falar sobre a “filosofia do amor”. Por isso procurei informação para que todos se empapem da ideologia de este autor ao que tanto faz menção Benjamin.
Na semana passada, na disciplina de Arte-educação nós assistimos o filme da vida de Vicent Van Gogh. Segundo assistamos eu cada vez relacionava mais com os textos lidos na disciplina de Dimensão Estética, porque o autor se negava a vender as suas obras por pouco dinheiro já que para ele eram mui valiosas. Ademais ele não renunciava a criar segundo o que ele sentia, e não como os outros pintores que criavam segundo a demanda da sociedade. Depois de estes meses trabalhando com Benjamin na disciplina de Dimensão Estética, e tratando a Arte desde diferentes pontos de vista na disciplina de Arte-Educação, eu achei um nexo entre as duas disciplinas donde se relacionam em trabalhar a “ARTE” desde o ponto de vista comercial, popular, de massa, etc. Depois de ler todos os textos relacionados com a temática tratada, eu considero interessante o valor que se lhe da a nossa criação própria e única, e por isso tem “Aura”. Assim me resultou gratificante olhar como cada pessoa valora e aprecia a “arte” dos demais. Vocês que opinam do vídeo?
O próprio homem-massa, coisificado absorve produtos. A arte de massas, esta pseudo-arte cumpre uma função ideológica bem definida: manter o homem-massa em sua condição de homem-massa, e assim fechar as janelas que poderiam permitir-lhe vislumbrar um mundo verdadeiramente humano.
antigas obras de arte surgiram a serviço de um ritual, inicialmente mágico, e depois religioso.Porque a teoria é preciso mostrá-la também na pratica e aqui temos um claro exemplo com as apresentações da disciplina de Recreação
Vocês conhecem os hinos?
HINO DA ESPANHA
HINO DE GALICIA
Galhego (letra oficial)
¿Que din os rumorososna costa verdecente,ao raio transparentedo prácido luar?¿Que din as altas copasde escuro arume arpadoco seu ben compasadomonótono fungar?
Do teu verdor cinguidoe de benignos astros,confín dos verdes castrose valeroso chan,non des a esquecementoda inxuria o rudo encono;desperta do teu sonofogar de Breogán.
Os bos e xenerososa nosa voz entendene con arroubo atendeno noso ronco son,mais sóo os iñorantese féridos e duros,imbéciles e escurosnon nos entenden, non.
Os tempos son chegadosdos bardos das edadesque as vosas vaguedadescumprido fin terán;pois, donde quer, xigantea nosa voz pregoaa rendezón da boanazón de Breogán.
Castelhano
¿Qué dicen los rumorosos,en la costa verdeanteal rayo transparentedel plácido resplandor de la luna?¿Qué dicen las altas copasde oscuras hojas arpadascon su bien acompasadomonónoto zumbar?
De tu verdor ceñidoy de benignos astrosconfín de los verdes castrosy valeroso solar.No des al olvidode la injuria el rudo encono;despierta de tu sueñohogar de Breogán.
Los buenos y generososnuestra voz entiendeny con arrobo atiendennuestro ronco sonido,Pero sólo los ignorantesy salvajes y duros,imbéciles y oscurosno nos entienden, no.
Los tiempos son llegadosde los bardos de las edadesque vuestras vaguedadescumplido fin tendrán;pues, dondequier gigantenuestra voz pregonala redención de la buenanación de Breogán.
HINO GALEGO
HINO DO BRASIL
Sinopse: Marisco no porto da Barra??? Sim, é certo. Neste final de semana eu fui a praia a desfrutar do bom tempo e dum gostoso banho no mar. Quando me dirigia cara o apartamento eu olhei a um cara que tinha, para a minha surpresa, uma lagosta nas suas mãos. Eu fiquei sem palavras...porque o cara falava que ele o colhera na praia. Vocês acham certo? Pois para demonstrá-lo assistam a este vídeo.

No sábado dia 13 de junho, eu assisti ao Jazz no MAM com uns amigos espanhóis, brasileiros e um alemão. Eu já presenciara este espetáculo noutras vezes, mas para mim o que mais me impactou desta vez, foi ver ao meu colega alemão tocas a bateria com aquele grupo. Também gostei muito de olhar que as pessoas têm a oportunidade de tocar ali, incluso diferentes instrumentos. Foi impressionante!! Tem que assistir!!!!!!!!!


FILME CAZUZA!!
Os últimos livros que eu lei foram para a disciplina de Recreação. Os títulos som: “Lazer como prática da liberdade” de Fernando Mascarenhas; e “Lazer e educação” de Nelson Carvalho.

CENTRO DE ARTESANATO DO PELOURINHO:
Museu Abelardo Rodrigues: Instalado no Solar do Ferrão. Acervo: 800 peças entre santos barrocos, gravuras e ourivesaria.Localização: Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho - Tel: 71 -3117-6381.Funcionamento: 3ª a 6ª feira de 9:00h às 18:00h e sábado e domingo de 10:00h às 18:00h.
Eu visitei com o meu grupo de pesquisa da disciplina "Arte-Educação" este museu, que resultou ser muito curioso a pesar de que não podemos tirar fotos. Depois também assistimos ao Instituto Mauá de artesanato baiano. Aqui nos falaram que no dia 19 de março, comemora-se o Dia do Artesão, e como forma de homenageá-los, o Instituto Mauá e o SEBRAE realizam o II Encontro de Artesãos da Bahia. Para mais informação visitar a página web.
Minha opinião crítica do livro “A Educação como Prática da Liberdade” escrita por Paulo Freire, a fui modelando ao longo do resumem mediante a divisão dos pontos propostos. No entanto, a grandes rasgos posso dizer que nesta obra destaca uma “Pedagogia do oprimido” onde Freire trata o tema da desigualdade e falta de liberdade a todos os níveis na sociedade brasileira. Paulo proclamava uma educação liberadora e racional onde se respeitasse ao homem como pessoa; devido a isto teve que decorrer uma temporada no cárcere e no exílio, apesar disso, conseguiu o apoio de estudantes e intelectuais. Apóia a luta para conseguir a humanizassem e liberdade de expressão mediante uma expressão crítica ante uma sociedade que era fechada e que precisava uma mudança de mentalidade e atitude onde se valorizasse as pessoas como tais. Por último destacar que é uma luta contínua contra uma sociedade que precisava “uma mudança” para a humanização. 
Fala com Ela: Benigno (Javier Câmara) é um jovem enfermeiro que cuida de Alicia (Leonor Watling), um linda bailarina em estado de coma. Marco (Dário Grandinetti) é escritor e faz companhia à sua noiva Lydia (Rosário Flores), também ela em estado de coma, depois de colhida em plena arena, durante uma corrida de toiros.Isto é só o início de uma intensa amizade entre pessoas que vêm a sua vida limitada às quatro paredes de uma clínica. A vida de quatro personagens flúi em todas as direcções, passao, presente e futuro, arrastando-os para um destino inesperado. "Fala com Ela" é uma história de amor, de amizade e de a longa batalha contra um destino incerto...
ra que ele leia uma história de sua autoria: A Visita, baseada nos fatos acontecidos na infância dos dois. Alunos de uma escola de padres, apaixonaram-se e foram separados pelo Padre Manolo (Daniel Giménez Cacho) que, por sua vez, era apaixonado por Ignácio. Mais tarde, perturbado por conta das lembranças infantis, ele vira travesti. A história desperta uma série de lembranças em Enrico, que transforma o conto em filme. É quando ele resolve investigar o que acontecera com Ignácio nesse meio tempo e o que fez com que se tornasse irreconhecível. E também quando Enrico descobre uma trama muito mais ardilosa e doentia do que a contada em A Visita.
Esculturas, pinturas, desenhos, gravuras, ilustrações e registros do artista Carybé recontam a história de seu trabalho, constituindo a maior exposição do artista já realizada no estado. Com abertura marcada para as 19h do dia 23 de abril, o Museu de Arte Moderna da Bahia recebe a exposição inédita Carybé. A mostra celebra os 70 anos da primeira visita do artista a Bahia e integra a programação especial de 50 anos do MAM. Carybé teve participação ativa, ao lado de Lina Bo Bardi e Mário Cravo, no projeto de implantação deste museu, cujo acervo conta com importantes peças suas a exemplo de pinturas, desenhos, gravuras, painel e serigrafia, além do gradil e portal de entrada do Parque das Esculturas, reunindo mais de 20 obras.